Aquele que você ganha bem, mas tem pouco tempo para gastar e no final do dia está se sentindo esgotado, no final da semana não tem pique pra fazer nada, sempre se sentindo cansado, sempre com sono, onde você não aguenta mais nem ficar acordado até o final da novela?
Aquele que você ganha pouco, mas faz seu horário, vive do seu jeito, vai no seu pique, vive sorrindo, cheio de vida, contando moedas mas com saúde no final do mês…
Sim, todos nós temos milhões de contas para pagar, dívidas que acabamos fazendo, seja daquela TV que você comprou em 24 vezes, aquele cartão de crédito que você estourou, cheques que vão cair, limite da conta que já explodiu, ligações de cobrança que você não aguenta mais, empréstimos, consignados…
Como viver a nossa maneira se não podemos nos dar ao luxo de escolhermos entre tempo e dinheiro, saúde ou cansaço?
Um dia, anos atrás, me perguntaram o que pra mim era um bom salário e eu, no auge dos meus 20 e poucos anos respondi prontamente que um bom salário seria pelo menos ter uns 50 mil no bolso no fim do mês. Todo mês.
Hoje, olhando pra trás, olhando pra frente e pro que eu fiz e ando fazendo da minha vida hoje, me dou ao luxo de responder novamente a mesma pergunta, mas desta vez com uma verdade diferente.
Pra mim, hoje, um bom salário é ter tempo. Tempo de estar onde eu quero estar, tempo de ver e estar com as pessoas que eu gosto antes que elas vão embora pra sempre, tempo para viajar sem ter que pegar um congestionamento infernal no domingo na volta do feriado, porque não posso voltar na segunda em paz, tempo para sentar calmamente em um restaurante e almoçar sem pressa e sem medo de chegar atrasada na volta do almoço pro trabalho e ter que engolir uma comida em 20 minutos porque o garçom atrasou 30 para trazer o prato e só tenho 10 minutos pra andar até o relógio ponto.
Tempo para respirar com calma, acordar com calma, escolher minha roupa com calma, sem despertador me obrigando a sair da cama quando ainda preciso de mais meia hora de sono, sem ter que entrar em um trânsito porque obrigatoriamente tenho que chegar. Um bom salário é ter tempo. É ter paz, é ter vida, é ter saúde pra andar por aí, é ter pique pra sair a noite, é ter disposição pra ficar acordado até tarde.
Quando vocês pararem e lembrarem que a vida é uma só, que ninguém sabe o dia de amanhã, que não temos 2 chances de dar certo e fazermos o que queremos, que estamos nos esforçando demais por nada, que estamos escravos de um relógio ponto, que criamos uma rotina e seguimos elas como um robô, talvez ainda dê tempo de mudar tudo, de transformar a sua vida, de fazer valer a pena a sua existência aqui na Terra.