É. Estão LITERALMENTE assassinando o nosso bom e querido PORTUGUÊS e desta vez, não são os coleguinhas da faculdade de direito! Conforme Decreto nº 6.583 de 29 de setembro de 2008, à partir de janeiro de 2009 ninguém mais terá que ficar caçando o TREMA no teclado, simplesmente porque ele não mais existirá! Mataram ele!
Para usar o hífen, teremos que andar com uma tabelinha no bolso até conseguirmos decorar que, quando o segundo elemento começar com “S” ou “R”, não existirá mais o hífen, tendo que duplicar as consoantes! O que antes era anti-religioso, agora será antirreligioso! Assim mesmo, com 2 “R”! Mas podem continuar usando à vontade o hífen quando os prefixos terminarem com “R”, ou seja, super-revista! O mais legal é que eu nunca usei hífen para escrever super revista ou hiper requintado, que no certo fica hiper-requintado!
Quando eu gritar para vocês pararem, parem heim! Não fiquem mais esperando o acentinho pra diferenciar o PARA de (de/para) com o PARA de parar! O PÁRA não está mais entre nós. Ele se foi…
A pêra de comer, a frutinha sabe? Não terá mais chapeuzinho. Talvez até mude de cor, de tanto pegar sol na cabeça, coitada.
A boa notícia é que ENFIM iremos contar com as letras “K”, “W” e “Y” em nosso alfabeto! As Yolandas, os Walter e as Kátias devem estar todos felizes e marcando aquela rodada de cerveja para comemorar, né? Eram todos ilegais perante ao nosso alfabeto. Agora somos em 26!
Leem, voo, enjoo, veem, todo mundo agora perdeu o chapeuzinho. Nessa eu nem acho ruim, porque muita gente ficava horas se perguntando se o acento era no primeiro ou no segundo “E”. A dúvida, enfim, acabou!
O que me deixou mais revoltada foi o fato de ter que escrever assembléia, idéia, jibóia, feiúra TUDO SEM ACENTO! Já pensou? assembleia, ideia… aff! Não gosto nem de pensar…
Bom, tudo isso representa 0,5% de modificação em nosso vocabulário, o que nos deixa com a certeza de que falamos uma das línguas mais difíceis do mundo!
O jeito é aproveitar que ainda estamos em outubro e abusar bastante dos acentos, enquanto ainda podemos! 1,2,3 e JÁ!